Tem muita gente preocupada com a ida do presidente Lula e da sua enorme comitiva até a China, sem se preocupar com a vinda da China até nós! Nós América Latina, nós Brasil e nós Maranhão!
A sabedoria dos mais velhos, fundada nas experiências de muitas vidas somadas, nos diz que “um negócio só é bom quando TODOS GANHAM”! E, até agora, vendo quem celebra acordos com os chineses, o que se pode verificar é que só eles é que, indo e voltando, são os que sempre entram e saem ganhando!
Desde 2013, o governo chinês desenvolve um projeto mundial que ficou conhecido como “Nova Rota da Seda”, uma referência à Rota da Seda que conectou comercialmente a China e todo o Oriente à Europa ainda no século I. Portanto, na nova edição dessa ousada missão de poderio global orçada em TRILHÕES de dólares, a China estende seus pontos de atuação e fixa suas bases comerciais por todo o planeta e consolida a sua posição enquanto maior potência planetária sob várias frentes – econômica, produtiva, bélica, científica e geopolítica. A vizinha Argentina já tem protocolo de adesão à Nova Rota da Seda – NRS – e está mergulhada numa crise financeira que a põe em posição de ter que recorrer ao governo chinês em busca de socorro. Possivelmente, não vai trocar o que lhe resta de melhor por espelhos ou apitos. Mas, corre o sério risco de ficar sem ter o que mirar e até de lhe faltar forças para emitir um sopro suficientemente alto que lhe propicie alcançar um outro fornecimento de socorro!
O atual governo do Brasil flerta com uma divisão de entendimentos políticos, econômicos e de soberania onde há os que discordam de uma anuência nossa à NRS e os que aplaudem ao presidente Lula quando esse elogia a capacidade de comando centralizador do governo comunista, sinaliza positivamente para a assinatura de protocolos e ainda critica a utilização do dólar americano como moeda lastreadora das nossas transações econômicas e financeiras sinalizando fortemente para a necessidade de criação de uma MOEDA DIGITAL.
E o que dizer do Maranhão? Do Estado maranhense o que se pode dizer é que A China já está entre nós! O que não dá para afirmar com 100% de certeza é se ela está no nosso “terreiro” ou se nós – Maranhão – é que já fazemos parte do quintal dela! Em 2021, a holding brasileira COSAN S.A., vendeu 100% de sua cota participação majoritária referente ao PORTO SÃO LUÍS. É rápido, simples e até fácil mostrar as centenas de maranhenses que perderam suas moradias, parte das suas histórias e foram violados nos seus direitos quando a questão é a construção desse porto! O que não é tão fácil é mostrar quem ganhou dinheiro nessa transação. Excetuando-se, obviamente, os chineses que não comem sushi de “jabiraca” ou “traíra”, que sequer sabem quem foi Negro Cosme e nem sabem, como João do Vale, compor baião, mas que seguem elevando os gráficos econômicos e financeiros dos seus BALANÇOS COMERCIAIS! Enfim, a CHINA já é aqui e a gente precisa abrir os olhos!

By

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *